domingo, 4 de outubro de 2009

Um pouco da Cultura e que Cultura!!!!



O folclore é muito rico e variado, pois conta com influência da cultura negra, indígena e portuguesa. As manifestações folclóricas estão presentes em todas as festas da cidade. As mais curiosas são: Esmola Cantada, Terno de Reis, Afoxés, Trança Fitas, samba de Roda, Capoeira, Queima de Judas, Bumba-meu-Boi, Mandus e Cabaceiras.



Duração do Passeio:
Cerca de duas horas
Tome Nota:

Calce sapatos confortáveis,
vista roupas leves e se deixe
envolver pela história
dos sobrados e
monumentos de São Félix.
Como Chegar:
Após a ponte D. Pedro II,
chega-se ao Centro Histórico.


Bumba-Meu-Boi
Figura de um boi confeccionado com madeira, espuma, espelho, tecidos, chifres e outros adereços. O corpo do boi é oco, a fim de que seja possível a presença de alguém em seu interior e consiga fazer os movimentos necessários que imitem um boi de verdade.

Gente Que Faz
Apresentando-se nas praças e na Casa da Cultura Américo Simas, o grupo dança quadrilha e forró, quando das festas juninas, e presépio vivo, trança fita e terno de reis, em períodos apropriados.

Pastoril
Grupo de crianças caracterizadas como pastoras. Apresentam-se durante os festejos natalinos.

Quadrilha Junina
Trata-se de uma grupo formado por adultos e crianças, caracterizados de tabaréus, que dançam ao comando de expressões de origem francesa, ao som de músicas juninas.

Queima de Judas
Evento realizado no Sábado de Aleluia, constando de um boneco de pano recheado de fotos de artifício, caracterizando geralmente um político. A queima do boneco é precedida da leitura de um testamento jocoso.

Samba de Roda
Grupo de rapazes tocando cavaquinho, viola, pandeiro e timbau que acompanha mulheres trajadas de baianas. Estas, organizadas em roda, sambam e ao som de palmas ou pequenas tábuas, marcando o compasso da música. No meio da roda, a cada momento, uma das baianas demonstra individualmente sua cadência e molejo.

Terno do Barricao
Consta de uma barriga gigante segurada por homens. A barriga tem registrada em sua parte externa os nomes de pessoas que não conseguiram casamento. Acompanhado por sons de instrumentos de sopro e percussão, formado em torno da barriga, um grupo percorre as ruas, parando na porta das pessoas que não se casaram.

Terno do Mandu
Grupo de pessoas com fantasias, cujo traje é formado por um lençol, peneira, cabo-de-vassoura que deforma a estrutura física da pessoa, tornando-a irreconhecível. O grupo percorre as ruas da cidade, acompanhado por um conjunto musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário